Sobre a Revista

Âmbito

A revista Cibersegurança e privacidade  tem por objetivo ...

.. é editada semestralmente pelo LabUbinet - Laboratório de Segurança da Internet do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

Divulga trabalhos originais de investigadores nacionais e estrangeiros, assim como de estudantes de pós-graduação e mestrado do IPBeja. 

Admite artigos em duas línguas: português e inglês ?


Estrutura
Cada número é organizado nas seções seguintes: 

  • EDITORIAL (da responsabilidade dos editores, podendo ser convidados investigadores, académicos ou profissionais de reconhecido mérito)
  • ARTIGOS (investigação original, estudos de caso, revisões críticas de literatura,  ou relatórios de investigação)
  • ...

Processo de Revisão por Pares

  1. Os processos de seleção e revisão dos artigos são feitos de acordo com o sistema de revisão duplamente cega por pares (double blind), ou seja, a identidade dos autores e dos avaliadores/revisores é mutuamente desconhecida. ?
  2. Os processos de seleção e revisão dos artigos são feitos de acordo com o sistema de revisão cega simples (Single-blind), no qual apenas a identidade dos revisores é desconhecida. ? 
  3. Com base nas recomendações dos revisores, os editores podem aceitar, rejeitar ou solicitar modificações no manuscrito. Os editores publicarão todos os artigos aceites para publicação, salvo casos em que se detetem erros grosseiros ou conduta ética reprovável (plágio ou outra prática grosseira) após aceitação.
  4.  Em caso de deteção de plágio ou de outra prática grosseira, os editores seguirão as orientações do COPE (ver flowchart para práticas de plágio em https://publicationethics.org/resources/flowcharts).
  5. Cada original é encaminhado para ser avaliado por dois/um ? revisor(es) externos?/revisão por pares académicos?, especialistas nos temas predominantes no texto. Caso não haja concordância na recomendação, os textos são submetidos a uma terceira apreciação para desempate.

Código de ética

A Cibersegurança e privacidade, no âmbito da sua política de qualidade, adotando as boas práticas em matéria de ética e transparência nas suas publicações.

Para o efeito adota, os Principles of Transperency and Best Practice in Scholarly Publishing, criados pelo Committee on Publication Ethics (COPE, 2018) e pelo Directory of Open Access Journals (DOAJ). Estes Princípios podem ser consultados em https://publicationethics.org/resources/guidelines-new/principles-transparency-and-best-practice-scholarly-publishing e https://doaj.org

Autores que submetam artigos devem assegurar que o seu manuscrito é original e não foi submetido ou publicado, no seu todo ou em parte, em outra revista e foram referenciados os devidos créditos (texto, imagens, etc.).

A equipa editorial deve garantir um serviço profissional com garantia de elevada qualidade, seguindo princípios de igualdade (não descriminatórios) na avaliação do conteúdo intelectual e garantindo a confidencialidade do conteúdo dos manuscritos. Em caso de conflito de interesses, deve(m) o(s) membro(s) da equipa editorial assumir essa incompatibilidade e encaminhar o processo de decisão/avaliação para outro membro.

Política de Acesso Aberto

Esta revista é disponibilizada em acesso livre, assumindo a política de Ciência Aberta do IPBeja,  assente no princípio de disponibilizar livremente à comunidade os resultados da produção científica e técnica, potenciando a inovação e a reprodutibilidade da ciência.